segunda-feira, 21 de março de 2011

Menstruação

O que é a menstruação?

Por muito tempo, se criou uma cultura de fantasias e mitos acerca da menstruação. Até nos dias atuais, muitas vezes ouvimos falar que se trata de sangue sujo ou sujeira da mulher.
Fala-se que se a mulher não menstruar esta sujeira pode subir para a cabeça e causar problemas de saúde.
Estas crendices e muitas outras vêm de tempos remotos e na Bíblia a menstruação é tratada como imundícia da mulher e havia a necessidade de purificação, no antigo testamento.

Então o que é a menstruação? Trata-se realmente de sujeira (imundícia)? E a pergunta atual devido a novos papéis assumida pela mulher na sociedade e no mercado de trabalho é: A mulher precisa menstruar?

Menstruação significa uma ação mensal. Como ela ocorre geralmente de 28 em 28 dias (mês lunar) ou 30 em 30 dias então este sangramento mensal ficou conhecida como menstruação.
Menstruação é um sinal de que não esta grávida.
Quando a mulher não está grávida, ela apresenta menstruação.
Antigamente existia uma crença que a menstruação era o choro do útero (mãe do corpo) pela "falta" do bebe.

A menstruação é também conhecida por vários outros nomes tais como: costume das mulheres, regra, chico, fluxo, incômodo  e tanto outros.



Porque e como ocorre a menstruação?

A mulher nasce biologicamente para a função da procriação (preservação da espécie), quando a menina entra na puberdade, o corpo dela começa sofrer transformações externas e internas. O útero que outrora infantil cresce de tamanho para se adequar as futuras gestações.
Num determinado período deste desenvolvimento ela começa a apresentar ovulações para engravidar e o útero, como todo o seu corpo se modifica preparando-se para este fim. Dentro do útero existe uma “pele” ou tecido que recobre a parede interna denominada de endométrio. O endométrio sob a influência dos hormônios produzidos pelos óvulos (folículos/ cistos foliculares) em amadurecimento começa a proliferar (crescer), tornando a mais espessa e vascularizada para ficar receptivo ao ovo (óvulo fecundado).
Quando ocorre a gravidez, o ovo migra das trompas até a cavidade uterina e se fixa no endométrio preparado para este fim, permanecendo no útero até completar 9 meses (40 semanas) em média, quando nascerá um belo bebe.

Quando não ocorre a gravidez, os hormônios produzidos pelo folículo e pelo corpo lúteo vão sendo eliminados, parando de estimular o endométrio fazendo que este regrida e descame.
A menstruação ocorre devido a descamação do epitélio endometrial (pele) que foi formado para receber a aquela gravidez e como não ocorreu a gravidez, o endométrio "não fica" no útero para ser usado na próxima tentativa de gravidez, mas descama e é formado outro endométrio para o próximo ciclo.
Na menstruação a descamação do endométrio desce como  “carne moída” ou “pelinhas” que algumas vezes confunde com “aborto”.

Mas se menstruação é para descamar o endométrio, então o por que do sangramento?

Como o endométrio é nutrido pelos vasos sanguíneos que penetram nela e quando ela se descama, estes vasos se rompem e sangram. O sangramento menstrual é devido ao rompimento dos vasos que penetravam no endométrio.
Após a descamação do endométrio estes vasos começam a cicatrizar e a diminuir o sangramento, ao mesmo tempo em que se reinicia o crescimento do novo endométrio (pele), parando o sangramento (menstruação).




Não existe bola de sangue sujo que sangra na menstruação e nem sangue que fica parado e vai para a cabeça.

Espero que tenha esclarecido as dúvidas sobre a menstruação. Em outros tópicos discutiremos  se a mulher precisa sangrar (menstruar) ou não.

Abraços e até breve.



sábado, 19 de março de 2011

Conhecendo o Corpo da Mulher

Ola,

Neste Blog estarei abordando assuntos sobre a saúde da mulher numa linguagem simples, para que você mulher possa conhecer melhor o funcionamento do seu Corpo e suas alterações.

Você Mulher tendo o conhecimento da anatomia e do funcionamento do seu corpo, entenderá melhor as alterações que acontecem com seu corpo, tirando as dúvidas e apreensões em relação a estas modificações que ocorrem no seu dia a dia.

Muitas vezes quando você recebe um diagnóstico, você não tem idéia do que é, o que você tem, o que esta acontecendo com você, com a sua saúde, o que irá acontecer com você, com sua vida e como ficará a sua familia, influenciando negativamente no tratamento e no prognóstico do seu problema.

Sabendo melhor a alterações que estão acontecendo, você poderá ficar mais tranqüila, pois terá uma idéia mais clara do que esta acontecendo com sua saúde, como irá evoluir o seu problema e o que poderá fazer para ajudar na solução deste problema.

Não tenho por pretensão tornar este blog uma substituto do seu ginecologista ou dos tratamentos por ele indicados, pois cada médico tem autonomia para tomar as condutas necessárias e mais adequadas para  restabelecer a sua saúde, pois é ele que conhece melhor você.

As opiniões deste blog são pessoais e em sua maioria baseada em consensos médicos atuais.

Boa sorte e que este blog possa abrir novos horizontes na sua vida e você possa viver mais feliz e com saúde.

Dr. Wang.